O que são títulos públicos?

Os títulos públicos são emitidos pelo Tesouro nacional com o objetivo principal de captar recursos para o financiamento da dívida publica, além de financiar atividades do governo federal como; educação, saúde e infraestrutura. Eles são uma ótima opção de investimento em renda fixa, alias você sebe o que é renda fixa?

O que define um investimento como renda fixa é o fato dele possuir uma data de vencimento e um indexador de rentabilidade, dois desses indicadores são a taxa SELIC e a Inflação. OS títulos públicos quando indexado a taxa SELIC tem duas opções de rendimento prefixado e pós-fixado.

Prefixado tem um rendimento já fixado para o período contratado ou seja, você já sabe quanto vai render até o momento do resgate do seu investimento.

No pós-fixado seu rendimento será calculado diariamente de acordo com o movimento do indexador tem dias que rende mais e outros menos, mas sempre rende.

Já os títulos públicos indexado a Inflação é a combinação de Pós-fixado e prefixado ou seja o IPCA que é um dos índices que mede a inflação mais uma porcentagem fixada da pelo Tesouro nacional no momento do investimento. Supondo que o governo fixou sem 7% ao ano ao final, seu rendimento será corrigido pela inflação mais 6%.

Artigos relacionados

Respostas