O que é uma ação?

Ação é a menor parcela do capital social de uma empresa, ou seja é um título patrimonial que concede todos os direitos e deveres de um sócio. Por exemplo uma empresa avaliada em 50.000 mil reais que queira atrair investidores para crescer pode ser dividida em mil pedaços ao preço de 50 reais cada, são justamente esses pedaços que damos o nome de ações.

Mas como é possível comprar uma ação? para uma empresa disponibilizar ações no mercado ela recorre a Bolsa de valores a partir desse momento a Bolsa de valores fica responsável pelos registros das transações de comprar e venda e pela guarda desses títulos.

Mas se o investido não tem acesso direto á Bolsa como ele compra? é nesse momento que entra as corretoras de valores, pois é por meio delas que o investidor tem acesso as opções de investimentos disponível na Bolsa, dessa forma a corretoras é apenas uma vitrine para que você escolha quais e quantas ações você quer comprar de uma determinada empresa.

Agora que você já sabe o que é uma ação é hora de entender como funciona os rendimentos, voltando ao nosso exemplo se uma empresa vale 50.000 mil reais e foram emitidas mil ações cada um vale 50 reais, supondo que a empresa cresceu e passou a valer 75.000 mil reais agora cada ação passou a valer 75 reais e se você vender terá um lucro de 25 reais do valor investido ou seja um lucro de 50%.

Além disso como acionista você também participa do lucro da empresa recebendo dividendos e bonificações é importante que o investidor fique ciente que diferente dos investimentos em renda fixa o resultado em investimentos em ação é variável e isso significa dizer que o preço de suas ações depende do desempenho da empresa ou seja o preço das ações chamado no mercado de cotação oscila conforme expectativas futuras dos investidores em relação a companhia existe vários fatores que influência na cotação entre eles; a perspectivas de lucro da empresa, as projeções realizadas pelos analistas de mercado, a liquidez das ações no mercado, os interesses dos administradores, acionistas controladores e demais acionistas, as perspectivas macro econômica entre outras, todos esses podem influenciar na valorização ou desvalorização as suas ações.

O risco estar diretamente ligado à empresa de qual você comprou as ações e o mercado ao qual ele estar inserida em contra partida as vantagens em relação à outros investimentos são muitas; alto potencial de rentabilidade, alternativas de investimentos á longo prazo, recebimentos periódicos de dividendos mediante resultados da empresa, e você ainda se torna sócio da empresa.

Artigos relacionados

Respostas