O que é Ethereum?

Ethereum é uma plataforma aberta (open source) criada para criar e construir aplicações descentralizadas da próxima geração. Ou seja aplicações que não necessitam de intermediários e através dos quais os usuários interagem com os sistemas sócias, sistemas financeiros, interfaces de jogos, tudo em um formato descentralizado ( peer to peer) ou ponto a ponto.

Como a rede da Ethereum vai ser distribuída em centenas de milhares por todo o mudo, tudo isso acontecerá em uma base livre de qualquer censura, tornando mais fácil para os usuários construir suas aplicações aproveitando as ferramentas com as quais eles já estão familiarizados. Como HTML e JavaScrip para construir as interfaces ou Go, Paython, ou Lisp para construir a lógica de negócio.

A missão da Ethereum é abrir as comportas do desenvolvimento das aplicações descentralizadas, e o processo de desenvolvimento já estar bem avançado e uma nova versão da rede já foi lançada que é a Ethereum 2.0.

A maioria dos serviços que se usa hoje tem um fator em comum a centralização, assim como por exemplo, você confia que o banco pode manter seu dinheiro seguro, ser auditado independentemente e ser honesto. O mesmo é verdadeiro com o Facebook, quando você envia uma foto dos seus filhos, quando você envia um documento para o Dropbox, ou mesmo quando você marca uma consulta médica e cadastra na rede suas informações médicas pessoas.

Se você trabalha como desenvolvedor, precisa submeter sua aplicação a uma loja de aplicativos, e se arisca a tê-la removida por diversas razões. A história tem provado continuamente que esse modelo é falho, mas necessário para garantir as operações de ‘confiança’ até agora esse modelo tem se mostrado complexo de mais e não rentável, pois tudo que é centralizado torna-se mais fácil de atacar, pois oferece um ponto único como alvo como o firewall de um website.

Artigos relacionados

Respostas