O que é crowdfunding e onde criar um?

O crowdfunding o financiamento coletivo pode ser uma excelente forma de viabilizar o seu empreendimento ou a sua ideia, nesse tópico você vai entender um pouco melhor como isso funciona.

O crowdfunding surgiu em 2006 para financiar projetos filantrópicos e sociais, porém com o tempo ele evoluiu e começou a ser utilizado por startups, pequenos empreendedores e por pessoas que desenvolviam produtos, mas não tinham formas de viabilizá-los financeiramente.

Basicamente o crowdfunding consistia na arrecadação de capital para viabilizar financeiramente um projeto de forma coletiva ou seja você cria um projeto e apresenta esse projeto em uma página, uma plataforma de crowdfunding e expõe ele para que as pessoas possam contribuir.

E essa contribuição pode ser espontânea em forma de uma doação ou pode ser em troca de uma recompensa, as recompensas podem ser as mais variadas.

Por exemplo: se você está desenvolvendo um novo produto e precisa de financiamento para desenvolvê-lo ecolocá-lo no mercado, você pode oferecer como recompensa o próprio produto em forma de uma pré-venda.

O mesmo vale para serviços no caso de um aplicativo ou no caso de uma startup você pode até mesmo oferecer uma participação financeira no projeto ou através do retorno do investimento da pessoa que fez a contribuição ou até mesmo através de uma participação na empresa tornando essa pessoa uma acionista.

O crowdfunding é também utilizado para projetos sociais e filantrópicos em muitos casos até mesmo para recuperar áreas que foram destruídas por desastres naturais

O mais interessante do crowdfunding é que não importa qual a causa que você está defendendo qual a ideia que você estar promovendo ou empreendimento que você está querendo financiar quem vai julgar se ele é válido ou não são os usuários.

As pessoas vão analisar o seu projeto a sua proposta e vão optar por contribuir ou não, mas essa não é a única maneira de avaliar se esse projeto é uma ideia de sucesso ou não as pessoas também vão deixar a sua opinião vão dar o seu feedback.

Muitos projetos já fracassaram através do crowdfunding não apenas por não obter a arrecadação, mas por criar uma percepção negativa nas pessoas por receber um feedback negativo do público em geral.

Como o crowdfunding Funciona?

Você cria o seu projeto em uma plataforma de arrecadação e começa a divulgá-lo, as pessoas vão começar a fazer as suas contribuições, mas você tem uma meta mínima de arrecadação.

Portanto se você não atingir essa meta mínima todo o dinheiro é devolvido para os doadores, teoricamente qualquer tipo de empreendimento pode utilizar o financiamento coletivo, pois quem vai definir se ele vai ter sucesso ou não é justamente o público que vai decidir se vai contribuir ou não.

Outro ponto muito importante do crowdfunding é que ele também é uma forma de gerar muita visibilidade para o seu projeto, então ele também é uma ferramenta de comunicação de marketing e não apenas de arrecadação de recursos.

Conheça alguns dos maiores sites de crowdfunding ou seja vaquinha online aqui no Brasil.

Kickante

Kickstarter

Indiegogo

Idea.me

Catarse

Broota

StartMeUp

Bicharia

Impulso

Tags: | | |

Sobre o Autor

Valdomiro
Valdomiro

Um investidor apaixonado pelo Mercado Financeiro e por tecnologia, day trade e vivo acompanhando o mercado das das criptomoedas e administrador do blog Fórum do Riquinho.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.


    Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.