O que são fundos imobiliários?

  • O que são fundos imobiliários?

     Valdomiro Martins Atualisado 3 meses atrás 1 Membro · 1 Publicar
  • Valdomiro Martins

    Administrador
    27 de agosto de 2021 at 11:09

    Os FIIS como também são chamados são fundos de investimentos com foco no mercado de imóveis, é uma união de investidores que com um capital unificado investem em um ou mais ativos do mercado imobiliário. Por lei a carteira desses fundos precisa estar composta por 75% de ativos ligados ao Mercado imobiliário, é preciso que o investidor entenda que os FIIS são ativos de renda variável ou seja, investir neles irá deixa-lo exposto à um risco maior do que quando é comparado com ativos de renda fixa.

    Mas isso não quer dizer que seja perigoso investir em Fundos imobiliários principalmente se você fizer isso de forma estratégica e diversificar sua carteira de forma apropriada. Os FIIS são negociados na Bolsa de valores, no ambiente de negocial o investidor pode acompanhar os papeis de um fundo imobiliário e se tornar um cotista ao comprar uma certa quantidade de cota.

    A cota dos Fundos imobiliário funciona exatamente como se fosse uma ação de uma empresa, é a menor parcela de um FII e o investidor pode ser dono de várias cotas de vários fundos diferentes. O que significa possuir uma cota de um fundo imobiliário? quando compramos uma ação nos tornamos sócio dessa empresa, no caso dos FIIS funciona do mesmo jeito ao comprarmos uma cota de um fundo imobiliário nos tornamos sócios dos empreendimentos dos investimentos daquele fundo ou seja, se o fundo possui um prédio, um shopping ou outro imóvel qualquer você estará se tornando um dos donos desses empreendimentos também.

    Existem algumas vantagens ao comparámos a compra de cotas de fundos imobiliários com investimentos direto nesses imóveis e a primeira delas é o custo ao invés de investir uma grande quantia o investidor tem a opção de começar com pouco dinheiro e ir aumentando sua exposição a medida que se sentir confortável para se ter uma noção é possível adquiri cotas de fundos imobiliários por menos de 100 reais.

    Outra vantagem dos FIIS é a administração e gestão dos imóveis que fica por conta de uma empresa especializada nessas atividades ou seja, não é o investidor que precisa decidir em quais imóveis investir ou ir em busca de novos inquilinos, existe um profissional especializado e que fará essa análise além de possíveis comprar e vendas que estejam de acordo com as regras compostas no regulamento do fundo.

    O regulamento é o documento que possuir todas as diretrizes do fundo como; responsabilidades e direitos dos cotistas da gestora e da administração, mas tudo isso tem um custo que é chamado de taxa de administração que é a pelos serviços prestados pelas empesas que gerenciam os fundos no caso dos FIIS esse valor geralmente não ultrapassa 1% ao ano mas, varia de fundo pra fundo. Alguns fundos podem cobrar outra chamada de performance ela é uma remuneração extra cobrada pelo fundo caso a gestão ultrapasse um referencial específico no caso dos Fundos imobiliário essa referencial pode ser o IFIX, IPCA, IGPM, ou CDI.

    É preciso entender que investir em Fundos imobiliários ainda pode ter outros custos um deles é a taxa de corretagem paga à corretora para cada ordem de comprar e venda desses ativos essa taxa é paga diretamente pelo investidor que compra as cotas. Existem corretoras que a taxa de corretagem para a compra de FIIS é gratuitamente, por isso é preciso que o investidor faça uma boa pesquisa para investir em fundos imobiliários.

    Além disso tem a tributação sobre o lucro no caso das vendas, para os fundos imobiliários a alíquota é sempre de 20%, mas vale ressaltar que essa é a alíquota que o investidor tem que arcar quando ele vende uma cota com lucro. Os que os fundos distribuem mensalmente diferentemente de uma venda entra diretamente em sua conta sem desconto de IR imposto de renda.

    Outra vantagem é que a rentabilidade é mais alta quando se investe em fundos imobiliários do que quando comparado ao investimento direto em imóveis. No caso de um imóvel para aluguel o investidor geralmente consegue receber em torno de 0,3% a 0,5% ao mês em média ao valor total do imóvel isso significa que um imóvel de 2 milhões de reais estaria pagando entre 6 mil a 10 mil reais ao investidor se ele locado. No caso dos fundos imobiliários a rentabilidade vai estar atrelada ao valor pago pela cota do fundo é possível encontrar fundos imobiliários que distribua em média que fique entre 6,5% a 8% ao ano.

Viewing 1 of 1 replies

Postagem Original
0 de 0 Postagens June 2018
Now